Qual pneu pegar?

Em dúvida sobre quais pneus pegar? Aqui falamos de algumas das opções mais frequentes.

Qual pneu pegar?


Em dúvida sobre quais pneus pegar? Aqui falamos de algumas das opções mais frequentes.

Último Update: 01/03/2020

Os pneus que vieram originalmente com o carro começam a chegar ao fim da vida e com eles aquela clássica dúvida: qual pneu pegar?

Como já falamos no FAQ, os pneus 225 (mais largos que os 205 originais) são mais em conta que os 205 que vem com o carro. Por conta disso, 90% dos proprietários acabam indo com pneus 225. Pneus um pouco mais largos tem um ponto a ser notado: você pode ter uma perda mínima na arrancada e no consumo. Mas, em contrapartida, ganha em grip (aderência) e conforto.

Dito isso, abaixo as principais opções geralmente cogitadas. Cada um tem seus prós e contras. Peguei alguns gráficos do Tyrereviews.com apenas para ter alguma espécie de comparação visual. Lembrem-se que isso é avaliação dos usuários, então é mais como um balizamento do que uma verdade absoluta, ok? Também lembramos que vamos comentar só sobre os pneus mais utilizados (e que temos algum feedback de alguém do grupo).

A ideia é que este artigo vá sendo atualizado e corrigido. Por enquanto, o intuito aqui é algo para uso “civil”, então você não verá nada como R888, por exemplo.

Continental Sport Contact 3

Os pneus que vem com os RS vinham de fábrica até 2020. Tem um bom grip, mas são conhecidos por sua fragilidade nas laterais. Furam com facilidade e rasgam a banda lateral facilmente. Tem um bom custo-benefício.

Preço: $ $ $
Grip: ☆☆☆
Durabilidade: ☆☆☆
Conforto: ☆☆

Michelin PilotSport 4

A escolha favorita dos membros do RS Groupe. Se eu precisasse colocar uma estrelinha no que eu escolheria, colocaria aqui.

Os pneus que vem com o RS Racing Spirit. São melhores que os Continental Sport Contact 3 do RS normal. Uma das melhores opções para dia a dia, com mais grip e mais resistentes que os CSC3. A maior parte usa nas dimensões 225/45/17 porque são mais confortáveis e mais baratos que nas dimensões originais, 205. São mais caros que a média dos pneus dessa lista.

Preço: $ $ $ $
Grip: ☆☆☆☆
Durabilidade: ☆☆☆
Conforto: ☆☆☆

MOMO outrun M3

Eventualmente alguém do grupo traz esse pneu como opção. Em geral, é um pneu com custo benefício regular para uso “civil”. Mas para uso em pista o comportamento é abaixo do esperado. Possuem um preço mais em conta.

Preço: $ $
Grip: ☆☆
Durabilidade: ☆☆☆
Conforto: ☆☆☆

Michelin Primacy 3

Não é um pneu de performance, tenha isso em mente. Você perde grip, mas se você procura algo para “uso civil no dia-a-dia”, vale pelo conforto e pela economia. É um bom custo benefício, mas perde em aderência em curvas. Se for optar por eles, tome precaução antes de sair “dando pau”: sinta o carro e se adapte aos pontos positivos e negativos em relação aos CSC3 ou PS4.

Preço: $ $
Grip: ☆☆
Durabilidade: ☆☆☆☆
Conforto: ☆☆☆

Michelin Primacy 4

Substituto do primacy 3, é um pneu com mais foco em conforto e menos em performance. Diz que produz menos ruído e é mais seguro que os Primacy 3.

Preço: $ $ $
Grip: ☆☆
Durabilidade: ☆☆☆ ☆
Conforto: ☆☆☆☆

Hankook Ventus Evo 2 V12

Preço: $ $
Grip: ☆☆☆
Durabilidade: ☆☆☆
Conforto: ☆☆☆☆

No custo benefício, os Hanhook Ventus EVO 2 parecem ser muito bons: custam substancialmente menos que os PS4, por exemplo. Possuem um bom grip no seco.

Entrarão em breve nas avaliações desta lista:

Yokohama S.drive
Potenza re760 sport
Goodyear Eagle F1 ASYMMETRIC 3

MAS E AÍ? RESUME.

Quando buscam conforto e economia vão de PRIMACY
Quando buscam desempenho e dinheiro não é o maior problema, PILOT SPORT 4
Pessoalmente, analisando os números, minha próxima escolha é o Hankook Ventus EVO 2 V12

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