Short Shifter Ordospec: o que é + análise.

Saiba mais sobre uma das melhores modificações disponíveis para o Sandero RS.

Short Shifter Ordospec: o que é + análise.


Saiba mais sobre uma das melhores modificações disponíveis para o Sandero RS.

Lá no nosso FAQ postamos um link para um vídeo da Donut Media em que eles falam de modificações nas quais vale você investir seu dinheiro. Uma das menções é o short shifter (só clicar aqui para ver. Em inglês).

Recentemente, instalei no meu RS um Short Shifter desenvolvido aqui no Brasil para o RS pela OrdoSpec. Comprei usado de um membro do RSG e sinto que foi um dos melhores investimentos que fiz.

O QUE É?

O short shifter é uma peça essencial para melhorar a experiência de direção esportiva. Reduzindo a distância necessária para troca de marchas e deixando os engates mais precisos ela é um upgrade eficaz e rápido para transformar a dirigibilidade, mantendo a altura original da manopla como foi cuidadosamente pensada pela RenaultSport.

Quem curte carro sempre pensa em ganhar mais cavalos, mas o Short Shifter é um dos melhores investimentos em dinâmica que você pode colocar no RS. É tão incrível que faz todos que já tiveram se questionarem: “por que não vem assim de fábrica?”

O QUANTO DEIXA MAIS CURTO?

O SS (short shifter. Irei escrever assim para não ficar repetindo.) da OrdoSpec vem com 4 possibilidades:

– 38% de redução, que reduz consideravelmente as distâncias entre marchas, deixa o câmbio extremamente preciso e ainda assim sua mãe (com paciência e depois de reclamar um pouco) consegue dirigir o carro para fazer compras.
– 25% de redução, (setup standard que vai instalado), deixa os engates muito mais precisos e perceptivelmente próximos, continuando suave para uso no dia-a-dia.
– 12% de redução, quase imperceptível mas já melhora a sensação de engate, deixando o “clack-clack” da troca mais perceptível.
– Distância original.

Eu instalei com 25% de redução, mas já estou com muita vontade de mudar para 38%.

  • Original x Short Shifter. Foto tirada do RS Groupe.

TEM OUTROS BENEFÍCIOS ALÉM DE MUDAR A TOCADA?

Além da pegada mais esportiva (e do tempo que você ganha nos engates), os encaixes também ficaram mais precisos. Desde que peguei o carro, há mais de um ano, eu errei a troca de marcha apenas duas vezes. Indo de quarta para quinta. O Short Shifter parece corrigir isso completamente.

Inclusive, há relatos de que o Short Shifter inclusive reduz as chances de quebra de trambulador por conta disso.

MUDA O CONSUMO? PERDE A GARANTIA?

Como é uma questão apenas da mudança nos engates, não existe nenhuma mudança em consumo.

A garantia da Renault é clara: qualquer tipo de alteração mecânica ou elétrica que não seja original acarreta perda de garantia do item alterado.

MAS. O SS não é uma modificação irreversível. Se você tiver algum problema com o câmbio é só voltar a peça original que não fica resquício da modificação. Você pode inclusive retirá-lo para vender separado se for vender o carro – foi nessa que comprei o meu SS de um membro do RS Groupe.

DEMORA PARA INSTALAR? É DIFÍCIL?

A instalação não é super complexa, mas é bem trabalhosa. Vários membros do RS Groupe até fizeram sozinhos, mas ainda assim, me falaram coisas como “cara, é tão trabalhoso que vale mandar instalar.” Falam de coisa de 2 horas de trabalho.
Se você é de Curitiba, eu instalei o meu no Box 1900 Serviços Automotivos.

E AÍ, VALE?

Vale muito. Concordo com o vídeo que diz que é um dos melhores investimentos em desempenho que você pode fazer. Novo, é uma peça que não é barata: em torno de R$500 + mão de obra da instalação. Mas é um investimento excelente.

Se você gostou e quiser comprar, este é o link da OrdoSpec.

O artigo acima foi escrito e submetido por um membro do RS Groupe Paraná. Obrigado pela contribuição.

O post Short Shifter Ordospec: o que é + análise. apareceu primeiro em Sandero RS.