Lá no nosso FAQ postamos um link para um vídeo da Donut Media em que eles falam de modificações nas quais vale você investir seu dinheiro. Uma das menções é o short shifter (só clicar aqui para ver. Em inglês).
Recentemente, instalei no meu RS um Short Shifter desenvolvido aqui no Brasil para o RS pela OrdoSpec. Comprei usado de um membro do RSG e sinto que foi um dos melhores investimentos que fiz.
O QUE É?
O short shifter é uma peça essencial para melhorar a experiência de direção esportiva. Reduzindo a distância necessária para troca de marchas e deixando os engates mais precisos ela é um upgrade eficaz e rápido para transformar a dirigibilidade, mantendo a altura original da manopla como foi cuidadosamente pensada pela RenaultSport.
Quem curte carro sempre pensa em ganhar mais cavalos, mas o Short Shifter é um dos melhores investimentos em dinâmica que você pode colocar no RS. É tão incrível que faz todos que já tiveram se questionarem: “por que não vem assim de fábrica?”
O QUANTO DEIXA MAIS CURTO?
O SS (short shifter. Irei escrever assim para não ficar repetindo.) da OrdoSpec vem com 4 possibilidades:
– 38% de redução, que reduz consideravelmente as distâncias entre marchas, deixa o câmbio extremamente preciso e ainda assim sua mãe (com paciência e depois de reclamar um pouco) consegue dirigir o carro para fazer compras.
– 25% de redução, (setup standard que vai instalado), deixa os engates muito mais precisos e perceptivelmente próximos, continuando suave para uso no dia-a-dia.
– 12% de redução, quase imperceptível mas já melhora a sensação de engate, deixando o “clack-clack” da troca mais perceptível.
– Distância original.
Eu instalei com 25% de redução, mas já estou com muita vontade de mudar para 38%.
- Original x Short Shifter. Foto tirada do RS Groupe.
TEM OUTROS BENEFÍCIOS ALÉM DE MUDAR A TOCADA?
Além da pegada mais esportiva (e do tempo que você ganha nos engates), os encaixes também ficaram mais precisos. Desde que peguei o carro, há mais de um ano, eu errei a troca de marcha apenas duas vezes. Indo de quarta para quinta. O Short Shifter parece corrigir isso completamente.
Inclusive, há relatos de que o Short Shifter inclusive reduz as chances de quebra de trambulador por conta disso.
MUDA O CONSUMO? PERDE A GARANTIA?
Como é uma questão apenas da mudança nos engates, não existe nenhuma mudança em consumo.
A garantia da Renault é clara: qualquer tipo de alteração mecânica ou elétrica que não seja original acarreta perda de garantia do item alterado.
MAS. O SS não é uma modificação irreversível. Se você tiver algum problema com o câmbio é só voltar a peça original que não fica resquício da modificação. Você pode inclusive retirá-lo para vender separado se for vender o carro – foi nessa que comprei o meu SS de um membro do RS Groupe.
DEMORA PARA INSTALAR? É DIFÍCIL?
A instalação não é super complexa, mas é bem trabalhosa. Vários membros do RS Groupe até fizeram sozinhos, mas ainda assim, me falaram coisas como “cara, é tão trabalhoso que vale mandar instalar.” Falam de coisa de 2 horas de trabalho.
Se você é de Curitiba, eu instalei o meu no Box 1900 Serviços Automotivos.
E AÍ, VALE?
Vale muito. Concordo com o vídeo que diz que é um dos melhores investimentos em desempenho que você pode fazer. Novo, é uma peça que não é barata: em torno de R$500 + mão de obra da instalação. Mas é um investimento excelente.
Se você gostou e quiser comprar, este é o link da OrdoSpec.
O artigo acima foi escrito e submetido por um membro do RS Groupe Paraná. Obrigado pela contribuição.
O post Short Shifter Ordospec: o que é + análise. apareceu primeiro em Sandero RS.